O que é gestão de projetos?

Você vai descobrir o que é a gestão de projetos e como ele é essencial pra qualquer negócio.

Calinka Rodor

9/4/20232 min read

A gestão de projetos é algo essencial para o sucesso de qualquer negócio, pois é capaz de envolver todos os setores da empresa e possibilitar uma melhor manutenção e fluidez de todos os níveis operacionais da organização.

Um projeto é conhecido como um esforço empreendido na criação de um produto, serviço ou resultado exclusivo. Normalmente, as operações e projetos se diferem, principalmente pelo fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são mais contínuas. Por isso, a importância de uma gestão.

Assim, projetos são algo único e que necessitam de claros objetivos, pois possui data de início e fim, envolvendo um conjunto de recursos humanos, materiais e financeiros, os quais precisam sempre ser otimizados para que se possam atingir os objetivos dentro de um determinado prazo.

VOCÊ VAI LER AQUI:

Como funciona a gestão de projetos?

Diagnóstico Empresarial

Como funciona a gestão de projetos?

A gestão de projetos trata-se de um conjunto de atividades em grupos ou individuais que procuram realizar uma prática de conhecimentos, habilidades e técnicas sobre determinado objetivo.

Portanto, a gestão de projetos normalmente é dividida em algumas áreas de conhecimentos diferentes, que são:

1º - Escopo: O escopo é conhecido por se tratar de todo o processo do projeto, incluindo o seu início, planejamento, controle, execução e finalização, além das suas alterações durante a trajetória do projeto.

2º - Custos: Os custos são mais voltados para a estimativa do investimento, geração de orçamentos e utilização de técnicas para realização do controle dos custos do projeto, entre outras atividades.

3º - Riscos: Os riscos são conhecidos na gestão de projetos por ser uma das principais partes estratégicas, pois é capaz de medir os riscos que podem ocorrer durante o projeto, sendo capaz de identificá-los e com isso buscar as soluções para reverter os mesmos.

4º - Integração: A integração é a área que tem como principal objetivo e função, fazer com que a equipe faça os seus devidos trabalhos em conjunto para que assim possa se alcançar a concretização do projeto, como, por exemplo, o conhecimento da pessoa certa para determinada atividade, distribuição de responsabilidades, gerir as mudanças no projeto, entre outros fatores.

5º - Qualidade: No caso da gestão de qualidade, existe uma busca para se atingir a satisfação diante do projeto, que procura buscar melhorias contínuas nos processos, além da conscientização de toda a equipe sobre a importância destas melhorias, oferecendo todas as condições necessárias para alcançar os objetivos.

6º - Tempo: O tempo é aquele que irá ser responsável em cuidar do projeto para que tudo saia no prazo esperado, de acordo com o estabelecimento de processos, controle de cronograma, registro do andamento das atividades, identificação das atividades para a entrega, estimativa de períodos e recursos necessários, entre outros fatores.

Portanto, como dito anteriormente, a gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, estratégias, técnicas e habilidades no momento da execução de projetos de forma totalmente efetiva e eficaz para que com isso ocorra uma melhor resposta das ações.

Diagnóstico Empresarial-

Solicite agora mesmo um diagnóstico para sua empresa.